23 julho 2012

ENTREVISTA VANESSA MARTINELLI

                                  ENTREVISTA - VANESSA MARTINELLI


AUTORA DE:  AMIGOS INIMIGOS  



1 – Então vamos lá, seu  livro "Amigos Inimigos" , diga me como surgiu a ideia de escrevê-lo?


Veio das lembranças do que eu gostava de ler na adolescência. Queria criar uma série para minha filha. Algo que a incentivasse a entrar no mundo da literatura juvenil e criar o hábito.


2- Eu sou apaixonada por romance, Maria e Jack foram criados com um encanto que nunca vi igual, você se inspirou em alguém próximo?

Na verdade a Maria tem muito das minhas nóias da adolescência, eu era bem parecida com ela. O Jack já é a junção de alguns meninos bacanas (e debochados!) que conheci.


3- "Amigos inimigos", um romance infanto-juvenil  vem agradando muita gente, de todas as idades, com sua pitada de bom humor, romance puro de adolescente, confusões, duvidas dessa idade ! Ouvi dizer que terá continuação? É verdade? Pode nos adiantar alguma coisa?


Quando fiz o primeiro livro já tinha em mente que seria uma série. Queria contar uma história para minha filha e que fossem livros tranquilos de ler. São três ao todo e o segundo está em fase de término. “Amigos Inimigos 2- A formatura” mostra os amigos-inimigos às voltas com a formatura de nono ano. Mas muita coisa vai acontecer até lá. Se eu contar mais estraga! Posso dizer que uma tia-avó rica e doidona da Maria aparece para virar as coisas de cabeça para baixo! Estou rindo muito com esse segundo livro. A Morgana cada vez mais sarcástica, a Patrícia cada vez mais desconectada, a Camila tentando organizar a vida, o Jack e a Maria juntinhos... ou não? :P


4- Cite um trecho preferido de "Amigos Inimigos"! Para quem não leu ainda, vamos deixar o pessoal com vontade... e quem já leu suspirar de saudade, tipo eu!


Vou citar o trecho que vai na orelha do livro. Escolhi por ser algo que retrata a primeira vez que Maria repara realmente em Jack desde que se afastaram. Acho uma parte bonita  do deixar-de-ser-menina:


“Maria contemplou Jack furtivamente, percebendo como ele cresceu. Não parou para olhá-lo propriamente desde que se afastaram. Ainda lembrava o garoto de cara alegre e rechonchuda, mas agora era um adolescente magro e petulante.
Jack girou a cabeça em sua direção, o que fez com que Maria parasse de olhar imediatamente, adquirindo um rubor estranho. A companhia de Jack deixava-a incômoda. Suspirou aliviada quando o sinal tocou, avisando que o martírio chegou ao fim. Saiu da sala correndo, deixando Jack sozinho.”



5 – Vanessa você possui alguma mania, um ritual antes de escrever? Se sim, qual?


Na verdade não tenho tempo para manias ou rituais, pois escrevo sempre quando sobra um “minutinho” na minha vida corrida.
Eu costumo dizer que a falta de tempo me impede de ter a famosa “trava” do escritor, hehe.
Mas gosto muito de tomar chá enquanto escrevo.


JOGO RÁPIDO = 

  SONHO : Ver minha filha crescer e ler meus livros.

  MÚSICA : Todas as clássicas ou as que me fazem feliz naquele momento! 


  LIVRO : “A Casa dos Espíritos” de Isabel Allende e “Amigos Inimigos”, claro! J

  FILME : “Orgulho e Preconceito”

  COMIDA : Japonesa
  
ALGUÉM : Tem que ser um só? Tem meu marido, minha filha, meus pais, irmãos, amigos... ufa!

6– Diga me como foi a sensação de pegar seu livro publicado nas mãos pela primeira vez?

Eu cheirei ele. Isso mesmo, eu não chorei nele, eu cheirei ele mesmo! Cheiro de livro novo é o que há e o cheiro do meu livro é único, né?


7 – A capa foi desenho seu, conte-nos como surgiu a ideia, como ocorreu o processo?

Bom, tentávamos achar uma capa, mas ou ficava  muito séria ou muito infantil. Difícil achar esse tom infanto-juvenil, né?
Aí eu pedi se poderia mandar um teste de capa. A editora disse que sim e está aí! J



8 – Como esta sua agenda? Bienal? Convide nossos seguidores.

Estarei na Bienal de São Paulo no dia 18 de agosto de 2012, as 16:30, sábado, no estande da Novo Século!
Estarei também na Feira de Porto Alegre, em novembro.
Quem quiser me dar um beijo fico mega feliz! J


9 – Como as pessoas podem adquirir seu livro? Como seus fãs podem ficar por dentro das novidades?

Tem várias formas de adquirir o livro, nas livrarias físicas, nos sites on-line das livrarias, comigo autografado, com a editora...
No meu blog www.vanessaml.com  costumo postar todas as novidades e as resenhas que pintam por aí!
Costumo  também twittar  (@ml_vanessa) as novidades.



10 – Por final deixe um recadinho para nossos seguidores !

Gente, a Dani é uma fofa! Continuem acompanhando as leituras dela, eu já estou seguindo! Beijão!

Que bate papo bacana, hein galera? Curtiram? Obrigada Vanessa, você é uma querida 


Nenhum comentário: