10 fevereiro 2013

Entrevista com Nina Oliver


  • Entrevista com Nina Oliver 
     
     
     
    1- Como surgiu a vontade de se tornar escritora ?



     
    Não surgiu. Simplesmente aconteceu. Eu não decidi ser escritora, eu sou. Sempre tive mais habilidade na comunicação escrita do que na oral. Escrevia para expressar qualquer coisa. E tudo começou no dia que fiquei muito entediada fazendo dever de casa, aí a forma de expressar foi escrevendo o que passou na minha cabeça pra fugir do tédio. Então é isso... A escrita decidiu ser eu.
    2- Como nasceu Nabetse e os Guardiões da Justica ? Como foi o processo de colocar a ideia no papel ?

    Eu estava deitada, descansando depois de um almoço. Era julho de 2009. Eu simplesmente vi o menino deitado na grama e vi o que ele viu: a manhã estrelada. Então eu levantei, peguei uma folha de papel e escrevi à caneta: "o menino abriu os olhos e contemplou a manhã estrelada". Senti uma coisa tão forte que precisei digitar essa frase no notebook, quando vi estava com um pouco mais de 40 páginas digitadas e ideias para mais de três livros.
    O processo de passar o primeiro livro para o papel, dar estrutura à história foi trabalhoso.
    Eu demorei muito tempo decidindo se Nabetse narraria os fatos ou se havia um narrador externo. E eu não queria uma narrativa longa.
    Demorei a achar o início perfeito, mesmo tendo-o em minhas mãos há muito tempo.
    Mas escrever é assim. É um difícil-fácil. Um parto. Uma entrega.
    O segundo está sendo menos sofrido, mas não menos difícil.

    3- Cite um Trechinho que voce mais gosta e explique o porque .

    (risos) Que situação difícil! Tenho vários trechos preferidos. Mas para este momento vou citar um que trouxe muitas lágrimas enquanto escrevi:
    "Tendo no avô o mesmo nome, Nabetse juntou-se a ele e abraçou o pai com os olhos, desejando de fato acalentá-lo naquele dia que seria definitivo.
    - Fique calmo, pai - abraçou o pai com a irisinter indefinida. - Eu estou aqui.
    Juntou-se no choro do pai. Não lutou para conter as lágrimas. Entregandp-se ao pranto, Nabetse teve no colo de Edys um abrigo celestial" 


    4- Nabetse , as estrelas , os Guardioes . Todos personagens com suas caracteristicas marcantes e unicas se inspirou em alguem especifico ?



    Margorp é inspirado em um mecânico que era meu vizinho na minha infância. Apesar de durão, ele virava um "avô babão" quando eu atravessava a rua para que ele concertasse as minhas bonecas.
    Edys é uma homenagem às mulheres negras maravilhosas que encontrei na minha vida. Uma professora de piano, uma "vó preta", uma tia que fazia o melhor achocolatado do mundo cujas bolinhas explodiam no topo sem parar e uma tia da minha época de balé. Com as duas últimas eu convivo até hoje.
    Otrebor é um ode a um homem com quem eu sonho - entenda-se aqui o sonho que se tem na hora de dormir - há cerca de 15 anos. Torná-lo um personagem de um livro foi uma maneira de tê-lo mais real e próximo de mim, pelo menos por enquanto.
    Rotciv é, definitivamente, a cópia do meu padrinho.Reclamão, crítico, com o "não" na ponta da língua. Mas no fundo é uma boa pessoa.
    Otim é uma homenagem ao meu querido avô paterno, que já desencarnou. Ele tinha uma taberna com paredes laterais repletas de potes com bombons. O apelido dele era Mito, e Otim é esse apelido escrito de trás pra frente.


    5- Esse é o primeiro livro de cinco . O que seus fãs podem esperar do segundo?


    Um pouco mais de narrativa, muita batalha de pulsar e um Nabetse que vai correr muito para se salvar. O segundo livro tem muita influência da cultura oriental e boa parte dele se passará na Terra Desconhecida, mencionada no primeiro. Então sabendo disso e lembrando que o título do segundo livro é "A Espada do Destino" podem esperar coisas muito boas.


    6. Quem se interessou pelo seu livro pode adquirir como ?




    Podem comprar pelo meu site www.ninaoliver.com.br ou pelo www.ciadoslivros.com.br
    Comprando comigo o livro segue autografado, com marcadores e o frete é grátis.



    7 . Como as pessoas podem ficar por dentro do seu trabalho .

    Sempre procuro manter todas as páginas (minha e do livro) atualizadas. Ás vezes consigo, às vezes não. Os endereços são:

    Twitter :  @nina_oliver
    facebook: AQUI
    Também podem acessar o meu site www.ninaoliver.com.br

    Ele está passando por um reformulação e em breve estará com um visual mais atrativo e acessível.




    Bate bola.

    Sonho  - Nabetse na mão de um leitor.

    Música   - "Exogenesis" da banda Muse
    Livro favorito - O Pequeno Príncipe
     
    Autor ou autora favorito - Clarice Lispector
    Frase  - "A palavra é o meu domínio sobre o mundo." Clarice lispector

     
    8 - Tem algum evento marcado ? Se sim , convide nossos seguidores te prestigiar


      
    Há uma grande possibilidade de minha participação na Bienal do Rio. Mas não há nada confirmado ainda.

     
  • 9- Para terminar nossa entrevista deixe um recadinho para os seguidores de Amantes livros

     
     
    Queridos seguidores do blog, desejo que todos continuem amante dos livros mas acima de tudo amante do pensamento, pois ler sem pensar é alienar-se e não é para isso que escrevemos. Escrevemos para libertá-los. Então, por favor, libertem-se! Um grande e forte abraço em todos!



    Obrigada Nina , por me receber tão bem e conceder essa entrevista . 
    Amantes de Livros estará sempre de braços abertos para te acolher , sinta - se em casa . 
    Grande beijo e Sucesso .

Nenhum comentário: