12 abril 2013

Entrevista : Fernanda Belém

Entrevista :Fernanda Belém
Autora : Louca por você



É um prazer enorme recebe-la aqui Fernanda , seja muito bem vinda . 

O prazer é meu! Muito obrigada pelo convite! 


1- Como surgiu a vontade de se tornar escritora? 

Sempre fui completamente apaixonada por histórias. Sempre! Isso foi “culpa” da minha mãe, pois desde pequena ela me incentivou a ler, a conhecer personagens, outros mundos. Juntava meus amigos na minha casa e contava historinhas para que a gente brincasse de tentar completar a cena. Tudo isso estimulou a minha imaginação e me fez querer conhecer outros livros e imaginar finais diferentes. Com apenas oito anos, escrevi a minha primeira história. Uma atriz/cantora que eu adorava criou um concurso no teatro, os melhores textos seriam interpretados por ela em um de seus shows. Não perdi tempo! Sentei e escrevi “A bruxinha que se chamava Capim Calabim”. Ganhei e pude ver a minha história no palco. Fiquei encantada e nunca mais parei de escrever! Em 2009, tive pela primeira vez a coragem de deixar os textos curtos de lado e contar uma história de verdade, foi assim que o Louca Por Você ganhou páginas e mais páginas.


2 - Como foi o processo para escrever “Louca por você”? Quanto tempo demorou para estar finalizado? 

Demorei seis meses escrevendo. O livro original tinha um pouco mais de 500 páginas. Mas como era o meu primeiro livro, contratei uma menina para dar uma olhada e trabalhar capítulo por capítulo comigo. Foram mais 10 meses de trabalho. Personagens novos surgiram, outros deixaram de existir. Situações novas foram criadas e o Vitor - o protagonista - ganhou a oportunidade de expressar seus sentimentos. Reduzi o número de páginas e acho que consegui o meu objetivo de transformar a história em um romance mais pé no chão, sem ser um conto de fada. Muitas meninas me escrevem dizendo que veem a Renata como uma amiga, por passarem por situações parecidas com a dela. Outras pessoas morrem de raiva (risos!). 



3 – Escolha um trechinho especial de “Louca por você” , para nossos seguidores. 

“Ele colocou a mão na minha boca, me impedindo de completar a frase. A música tocava no rádio, o céu já tinha escurecido completamente. Vitor me olhava como se estivesse tentando decorar meu rosto. Parecia querer guardar em sua mente cada traço, cada linha, cada cor. Ao mesmo tempo em que olhava, passava a mão com carinho no meu cabelo, olhos, testa, nariz, boca... Que momento! Evitava até mesmo piscar, não queria perder nada.” 

4 - Qual foi sua maior dificuldade para a publicação do livro? E como venceu os obstáculos? 

O pior momento foi a expectativa, esperar as respostas das editoras. Essa parte é bem tensa, pois o trabalho já está todo pronto e ficamos apenas dependendo de outras pessoas para saber quando ele vai poder realmente acontecer. Mas no dia que recebi o sim da Novo Século, lembro que foi um dos dias mais especiais da minha vida. E quando vi pela primeira vez o meu livro em uma livraria, foi realmente emocionante! 





5 – Sei que você faz parte de um livro com outros autores , “Em contos de amor” , conte nos o que podemos esperar desse projeto . 



 É um projeto muito bacana com autores que eu adoro! Tenho certeza que todos vão se encantar com os contos, são apaixonantes. 




6 - Além desse projeto sei que vem “Ah , o verão” conte nos um pouquinho. Já tem previsão para lançamento ? 

Ah, o Verão é o meu xodó! (risos!!). Enquanto o Louca Por Você foi um livro bem pé no chão, esse meu segundo romance é delicioso para ficar suspirando pelas páginas. Quem nunca teve um amor de verão? Tenho a certeza de que muitas pessoas irão relembrar suas histórias e quem não passou por isso, vai poder sonhar com os momentos perfeitos vividos pela Camila. O livro será lançado em setembro, pela Editora Valentina! 



7 - Como as pessoas podem ficar por dentro das novidades do seu trabalho ? 


Tenho um blog que gosto de escrever meus pensamentos, crônicas... Não atualizo sempre, mas coloco muitos textos – www.nandabelem.blogspot.com ; também tenho um site sobre o meu livro – www.fernandabelem.com.br e no twitter - @nandabelem 



8 - Quem se interessou pelo seu livro “Louca por você” pode adquirir como ?


O Louca Por Você pode ser encontrado nas grandes livrarias ou comigo – fbfabianski@yahoo.com.br 



9 - Como está sua agenda ? Algum evento ? Convide nossos seguidores. 


Vou participar de alguns eventos com o Grupo Entre Linhas e Letras nos próximos meses! Estaremos em livrarias do Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba... Para conferirem a agenda completa, é só curtir a página do Entre Linhas e Letras no Facebook! 



10- Conte nos um pouco sobre o grupo que você faz parte “Entre linhas e letras” . 

É um grupo formado por oito escritoras completamente apaixonadas pela literatura. Decidimos nos juntar para poder espalhar esse amor pelos livros por aí. Já completamos um ano de grupo e posso dizer que além de tudo encontrei grandes amigas. Todos os momentos, palestras que participamos juntas, foram momentos mágicos. Ver os olhinhos das crianças brilhando enquanto falamos, enquanto contamos histórias... É demais!! 

11 - Jogo rápido = 


Sonho : Nunca deixar de escrever.
Livro : O Regresso – Rosamunde Pilcher e @mor! (Sou apaixonada pelos sentimentos que esse livro desperta)
Autor : Rosamunde Pilcher
Música : AMO jazz e blues!
Filme : Antes do Amanhecer (adoro ver a coragem dela de descer do trem e sou louca pelos diálogos)
Lugar : Búzios
Deus : Não tenho uma religião definida. Acredito em Deus e acho que a base de tudo é o respeito e o amor.
Frase : "Quanto tempo dura o que é eterno?! Às vezes, apenas um segundo!" 



12 - No final deixe um recadinho para o Amantes de Livros . 

Espero que todos tenham gostado da entrevista! Agradeço ao carinho dos leitores e fico na torcida para que mais e mais pessoas se apaixonem pelos livros. Leiam SEMPRE!! Conheçam outros amigos, outros mundos, outras histórias... Isso é gostoso demais! E parabéns ao blog pelo lindo trabalho! 



Fernanda ,obrigada de coração pelo tempo que reservou a responder essa entrevista .
  
Pessoal , espero que tenham gostado . Eu amei loucamente :)
 
Não deixem de comentar , compartilhar com seus amigos e curtir  a página do livro no facebook . Clique aqui


7 comentários:

Ana Paula disse...

Gente eu amo a capa deste livro, mais ainda não o li :(

Adorei a entrevista, e gostei mais ainda do quote, só me deixou mais curiosa quanto ao livro rsrsrsrsrs

bjo^^

Unknown disse...

Que legal que a mãe dela a incentivou à leitura. Adorei a entrevista toda, não a conhecia ainda mas, fiquei bem curiosa por ''Louca Por Você''.

camila rosa disse...

Muito legal a entrevista eu ainda não conhecia a autora, mas gostei muito dela só por essa entrevista e que bom que a mãe dele sempre a incentivou a ler, e eu achei a capa do livro dela muito linda e eu quero ler, pois acho que vou gostar da historia.

Nardonio disse...

Gostei muito da entrevista. Fiquei impressionado com o tempo que levou o processo pra escrever o "Louca por Você". 6 meses escrevendo, e 10 longos meses de revisão. De uma coisa estou certo, acho que não rola problemas de continuação, ou de pontas soltas nessa obra.

@_Dom_Dom

Rossana Batista disse...

Nossa, ela começou a escrever com 8 anos?! Não é pra qualquer um não! Ainda não li esse livro, mas pretendo ler em breve. Booa sorte no livro “Ah , o verão” :D

Roberta Moraes disse...

Parabéns pelos livros e sucesso!
Deve ser um momento muito tenso da vida mesmo você estar com tudo ali prontinho e só esperando pra ver se vai ser publicado ou não, e a Novo Século é uma ótima editora! Fiquei feliz por você ter conseguido e estar crescendo como escritora *--*

Unknown disse...

Amei a entrevista, gosto muito de saber mais sobre o autor, saber sobre o nascimento da obra, e como é difícil a publicação. Sucesso a autora e gostei muito de Louca Por Você.